
- por Marco Bakura
A cidade de Anápolis passou a contar, a partir desta quarta-feira (2), com os atendimentos da Junta Médica Especial do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), voltados para pessoas com deficiência (PCDs). A ação marca um importante avanço na descentralização dos serviços do órgão e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereadora Andreia Rezende (Avante), do vice-presidente da Casa, vereador José Fernandes (MDB), e do vereador Alex Martins (PP), um dos articuladores da ação.
A Junta Médica Especial é composta por profissionais capacitados para avaliar a aptidão física e mental de candidatos à primeira habilitação ou condutores que necessitam alterar sua CNH para a categoria PCD, em razão da limitação de mobilidade. Com a implantação em Anápolis, o Detran-GO amplia o acesso aos serviços para pessoas com deficiência, evitando deslocamentos até Goiânia, que até então concentrava esses atendimentos.
A presidente da Câmara, Andreia Rezende, destacou a importância da iniciativa para garantir mais dignidade e acessibilidade. “A chegada da Junta Médica do Detran-GO em Anápolis representa um avanço significativo na inclusão. A Câmara Municipal segue comprometida com políticas públicas que respeitem e valorizem a pessoa com deficiência”, afirmou.
Além da Junta Médica, o Detran-GO já realiza em Anápolis, quinzenalmente, as provas práticas de direção veicular voltadas para PCDs, por meio da Junta Técnica. A união dessas duas frentes na cidade representa alívio financeiro e logístico para os usuários. A expectativa é que a experiência bem-sucedida em Anápolis seja expandida para outras cidades estratégicas do Estado, ampliando ainda mais o alcance do atendimento especializado e promovendo maior justiça social para os goianos com deficiência.